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O Espírito Santo possui um dos complexos portuários mais eficientes e bem localizados ao longo da costa brasileira, formado pelos portos de Vitória, Tubarão, Praia Mole, Regência, Barra do Riacho e Ubu.

Porto de Vitória

 

É composto pelo cais de Vitória, Capuaba (Terminal de Grãos e Terminal de Vila Velha - TVV) e Paul (Peiú e CVRD); pelos terminais de São Torquato (granéis líquidos), da ilha do Príncipe (Flexibrás e PROMOC) e da Companhia Portuária Vila Velha. Ao todo são 13 berços de atracação e um total de 21.737m² de armazéns. O Porto de Vitória movimenta carga geral, carga conteinerizada e possui um sistema roll-on/roll-off para embarque e desembarque de veículos. Com um canal de acesso de 7.500 m de extensão, entre 75 a 120 m de largura e 35 pés de profundidade, conta ainda com acesso ferroviário (EFVM E RFFSA) e rodoviário (BR 101 e BR 262).

Porto de Tubarão

De propriedade da Companhia Vale do Rio Doce - CVRD, tem capacidade para movimentar mais de 100 milhões de toneladas métricas por ano. A maior parte desse movimento é de minério de ferro e pellets, porém o Porto de Tubarão também opera com grãos, manganês, escória, derivados de petróleo, carga geral e carga conteinerizada. Possui canal de acesso de 280 m de extensão e conta com seis berços para embarcações de até 350 mil TPB (Tonelagem Porte Bruto).

 

Porto de Ubu

 

De propriedade da empresa Samarco Mineração, possui dois berços de atracação e movimenta minério de ferro, pellets, carvão, betonita e carga geral, sobretudo a da área petrolífera. Podendo receber navios de 250 mil TPB, tem capacidade de carregamento de 9 mil toneladas métricas por hora. Possui, ainda, calados de 15,70 m berço oeste e 13,0 m no berço leste.

Porto de Praia Mole

Possui dois terminais, um de produtos siderúrgicos, administrado por um condomínio formado pelas empresas: Companhia Siderúrgica Nacional - CSN, USIMINAS e AÇOMINAS, e outro operado pela Companhia Vale do Rio Doce - CVRD, que movimenta carvão, antracito, clínquer, fertilizantes, enxofre e produtos químicos.

 

 Porto de Barra do Riacho

 

Porto público, subordinado à Companhia de Docas do Espírito Santo S.A - CODESA, tem instalado dentro de sua área um terminal de uso privativo da empresa PORTOCEL.

Predomina neste porto o movimento de carga de celulose em fardos e sal a granel. Possui acesso ferroviário e rodoviário, bacia de evolução com 180 m de raio e profundidade de 11,8m. O canal de acesso, que apresenta 670 m de comprimento por 150 m de largura, e profundidade entre 11,5 e 13,5m, é demarcado por balizamento luminoso.

Porto de Regência

 Terminal ocêanico, composto por um quadro de bóias, sendo 4 para amarração de navios tanques de até 30 mil TPB e calado máximo de 13 m. Administrado pela PETROBRAS, opera com movimentação de granéis líquidos.

 

 


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Porto de Barra do Riacho
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